O esporte faz parte da minha vida desde sempre. Já pratiquei judô, jiu-jítsu e sou faixa marrom de karatê. Também já me diverti com kitesurf e parapente. Na época de escola, eu comecei jogando futsal e depois passei a praticar todas as modalidades esportivas, chegando a ser árbitro da Federação de Basquete.
Lógico que o futebol sempre foi uma grande paixão, mas agora tenho me divertido muito com a prática de um esporte novo pra mim, o triatlo. É uma mistura de três modalidades que eu adoro (natação, ciclismo e corrida) e me proporciona convivência com uma galera que é simplesmente sensacional.
Mas eu acredito que esporte é muito mais do que essa relação de saúde e lazer que eu e minha família temos nas nossas vidas. Como secretário de Esportes e Lazer do Espírito Santo vi muitas vidas serem impactadas e mudadas com o estímulo da prática esportiva. Crianças e adolescentes com pouca ou nenhuma oportunidade na vida que participavam de projetos sociais, como o Campeões de Futuro, e passavam a render melhor nos estudos ou ainda os talentos descobertos que acabaram seguindo a profissão de atleta, representando o Espírito Santo e o Brasil.
Como agente político, eu defendo que o esporte deve receber investimentos e incentivos juntamente com as outras áreas prioritárias: saúde, educação e segurança. São elementos que caminham juntos e precisam ser pensados como um todo: os resultados de um influenciam no outro, como o esporte que reduz custos com saúde, segurança e ambos ajudam a manter o aluno na escola, que também precisa estar bem estruturada para aquele estudante.
Esse projeto vai além de um mandato de vereador ou de deputado estadual. É um projeto de presente e futuro, que precisa ser abarcado por todas as esferas de poder, pelas instituições, empresas, famílias, igrejas e em todas as outras situações em que pessoas se unem por um bem maior. Eu defendo o esporte, quero influenciar pessoas do meu convívio pessoal e também representantes do poder público em favor do esporte e esse projeto eu levarei sempre comigo.
Max da Mata